1 de abr. de 2021

STF: quantidade e natureza de drogas não são aptas a comprovar o envolvimento do acusado com o crime organizado ou a dedicação à atividade criminosa

A Segunda Turma do STF entende que a quantidade e a natureza da droga são circunstâncias que, apesar de configurarem elementos determinantes na modulação da causa de diminuição de pena, por si sós, não são aptas a comprovar o envolvimento do acusado com o crime organizado ou a dedicação à atividade criminosa.

(Link do inteiro teor em PDF)


EMENTA

Penal e processual penal. Habeas corpus. Tráfico de drogas. Dosimetria e redutor por tráfico privilegiado. Quantidade e natureza da droga são circunstâncias que, apesar de configurarem elementos determinantes na modulação da causa de diminuição de pena, por si sós, não são aptas a comprovar o envolvimento com o crime organizado ou a dedicação à atividade criminosa. Precedentes. Ordem concedida para determinar ao Juízo de origem que refaça a dosimetria do paciente com a aplicação do redutor previsto no art. 33, § 4°, da Lei 11.343/2006, em fração a ser motivadamente determinada.

(HC 193223 AgR, Relator(a): CÁRMEN LÚCIA, Relator(a) p/ Acórdão: GILMAR MENDES, Segunda Turma, julgado em 30/11/2020, PROCESSO ELETRÔNICO DJe-290  DIVULG 10-12-2020  PUBLIC 11-12-2020)





Nenhum comentário:

Postar um comentário